terça-feira, 2 de outubro de 2012

Primeiro passo para emagrecer confira:


DICAS BÁSICAS NO EMAGRECIMENTO, PROCURE LEMBRAR SEMPRE DELAS.


                Se você já decidiu, quer mesmo emagrecer, a primeira coisa a fazer é reeducar a sua alimentação. Ou seja, terás que manter  uma vigilância constante ao que come. Ao contrário do que se pensa e diz por aí, não serão necessários  sacrifícios enormes... Vários alimentos são permitidos, porém de forma moderada e equilibrada. Veja o seguinte:
               Mastigue com calma. Procure fazer as refeições sem muita pressa.
               Evite doces e alimentos gordurosos.
               Não fique beliscando (comendo pouco a pouco), entre as refeições. Se der fome, coma uma fruta ou tome um suco sem açúcar (sempre que possível substitua o açúcar por adoçante).
               Coma a maior quantidade possível de fibras. Ela faz o seu intestino funcionar melhor. Frutas com a casca, vegetais com talos (agrião, brócolis, alface,  almeirão etc).
               Se deu vontade de comer chocolate, procure ingerir uma fruta, gelatina ou musse de frutas no seu lugar.
               Procure servir-se de alimentos ( verduras e frutas) de modo que o prato fique o mais colorido possível. Dessa forma você estará ingerindo uma quantidade variável de vitaminas e outros elementos nutritivos.
               Indo à feira ou mercado, procure comprar as frutas, verduras e legumes da estação. Dessa forma você compra mais, pelo menor preço. Lembre-se: os sucos com frutas e as hortaliças frescas dão ao organismo nutrientes importantes, os quais começam a agir assim que os ingerimos, fortalecendo e revitalizando  as células do corpo.
               Não gostando do sabor  das verduras ou legumes, procure se adaptar fazendo alimentos onde eles possam ser incorporados. Como por exemplo:  torta de chicória, abobrinha ou brócolis etc.. Cenoura ou espinafre e queijo branco como recheio de panquecas. Sopa de legumes. Veja a seguir algumas dicas interessantes:
               Use laranja, figo, maçã ou pêra na salada de verduras. Fica gostoso e você dessa forma passa a ingerir mais esse tipo de alimento.
               Escaldar previamente folhas de repolho,  em água quente por alguns instantes,  e depois recheá-la com carne moída,  é uma boa opção para o jantar.
              Lingüiça frita e salsicha são alimentos proibidos. Troque-os por legume refogado.
              Inicie a refeição comendo as folhas e legumes, assim como algumas frutas. Isso diminui o espaço do estômago, para os outros alimentos mais calóricos.
              Use a criatividade. Se a fome atacar fora de hora, faça sucos inventando novos sabores: laranja com mamão, laranja com goiaba etc. Também você pode cortar banana ou maçã ao meio, polvilhar canela e levar ao forno comum. Fica muito apetitoso.
              É importante lembrar, que existem algumas frutas que podem influenciar o seu organismo para um certo ganho de peso, quando ingeridas em quantidade maior. É o caso da uva, manga, abacate, banana, caqui etc.    
              Se possível, evite engolir líquido durante as refeições. Ele é importante, porém deve ser ingerido fora desses horários, no decorrer do dia. Como o organismo confunde fome com sede, quando sentir fome fora do período das refeições,  procure ingerir água pura, ou em forma de sucos em quantidade em torno de 2 litros ou mais, nas 24 horas. Porém é importante lembrar-se de que para um emagrecimento saudável, é bom que a pessoa coma alguma coisa pelo menos de 3 em 3 horas.
              Procure não ingerir muito sal e também evite maioneses e condimentos cremosos para temperar saladas. Substitua-os por suco de limão.
        Tenha paralelo à dieta, uma atividade física (uma caminhada, aeróbica etc). Se você tiver por hábito praticar diariamente de 40 a 60  minutos  de exercícios físicos, isso  trará  vários benefícios para o seu corpo.
       Veja bem! O exercício pode ser continuo, ou intercalado por períodos de repouso, isso dependendo da capacidade de cada organismo.  O importante é você movimentar. Fazendo isso você revigora a sensação de bem-estar físico e emocional, aumenta a auto-estima, melhora o sistema cardiovascular e a circulação sangüínea. Além do fato de que o exercício serve de estimulante para a produção do colesterol bom ( o chamado HDL) e diminuição  do  colesterol ruim ( que recebe o nome de LDL). Além de tudo isso, o exercício também reduz o estresse, a depressão e  a ansiedade. Se você ainda não começou a prática de atividades físicas, estão aí excelentes motivos para iniciá-la.
   Nunca esqueça! A sua disposição em fazer as coisas da maneira certa, é fundamental para o seu sucesso em qualquer empreendimento na vida. Em especial, nessa jornada para emagrecer, é importante lembrar que um de seus aliados fundamentais será o entusiasmo. Erga a cabeça, caminhe de maneira altiva, procure alegrar-se e  descobrir prazer nesse seu novo estilo de vida. Visualize as múltiplas oportunidades de satisfação que a vida lhe oferece. Lembre-se! Além daquilo que conhecemos, apreciamos e degustamos (que as vezes não é o recomendável),  existem ainda muitas outras coisas boas, prazerosas e saudáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário