terça-feira, 7 de agosto de 2012

Pq?? engordamos e oq é caloria ????


O QUE É A CALORIA?
Quando usamos caloria  para nos referirmos ao valor energético dos alimentos, na verdade queremos dizer a quantidade de calor necessária para elevar em 1 grau Celsius a temperatura de 1 quilograma (equivalente a 1 litro) de água. O correto neste caso seria utilizar kcal (quilocaloria), porém o uso constante em nutrição fez com que se modificasse a medida. Assim, quando se diz que uma pessoa precisa de 2.500 calorias, na verdade são 2.500.000 calorias (2.500 quilocalorias).
Como calcular o gasto diário de calorias?
O homem  consome mais energia do que a mulher no desempenho das mesmas atividades, é preciso destacar que o indivíduo fisicamente ativo do sexo masculino apresenta mais massa muscular do que a mulher, portanto, precisa de mais energia para o funcionamento do organismo. O homem mediano consome cerca de 1.650 calorias/dia em seus processos vitais básicos, como batimentos cardíacos, respiração, digestão e excreção. As atividades diárias restantes exigirão aproximadamente 600 calorias a mais, assim, o consumo total resultará em cerca de 2400 calorias diárias
A mulher pesa, em média, menos que o homem, portanto, gasta menos energia, ela também possui mais adipócitos que armazenam o calor e, assim, necessita de menos energia para se manter aquecida. As mulheres consomem aproximadamente 1.400 cal/dia para manutenção dos processos vitais, adicionadas a uma faixa entre 600 e 800 calorias para as atividades restantes, sendo que, a gravidez eleva o consumo diário para 2.250 calorias e durante a lactação ocorre um aumento de 500 calorias. Num trabalho sedentário o consumo feminino situa-se em torno de 70 calorias horárias, enquanto que, subindo uma ladeira o gasto é de 300 calorias/hora.

Como engordamos?
Supomos que abusamos no excesso de doces e massas e acumulamos 3.000 calorias/dia, porém gastamos aproximadamente 2.500 calorias, as 500 calorias restantes serão armazenadas, uma pequena parte sob forma de proteína e todo o restante como gordura. Ao fim de uma semana haverá um aumento de meio quilo, tornando o indivíduo mais gordo; após 2 semanas, o aumento será de 1 quilo e, assim sucessivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário